Franz Ferdinand, Mogwai e Frightened Rabbit serão as atrações principais do show a favor da independência Escocesa.
Não é segredo que o Franz Ferdinand é a favor da independência escocesa. Desde que o debate começou, Alex e Paul, os dois integrantes da banda que mais mantém suas ligações com a Escócia, fazem questão de deixar claras suas posições quando entrevistados por jornais e revistas do mundo.
Um referendo que decidirá se a Escócia se tornará independente ou não do Reino Unido acontece no no dia 18 de setembro e com o crescimento da campanha a favor da independência, um show foi marcado para acontecer no Usher Hall, Edimburgo em 14 de setembro chamado ‘A Night For Scotland’.
O show conta com a participação, além do Franz, de artistas como Mogwai, Frightened Rabbit, o cantor e compositor escocês Eddi Reader, uma colaboração entre Lorraine McIntosh e Ricky Ross do Deacon Blue (sob o nome de McIntosh-Ross) e do comediante Elaine C Smith.
Sobre a campanha, o promotor do evento Tommy Sheppard falou ao The Scotsman, “A campanha Sim desencadeou uma enorme energia criativa e agora um pequeno segmento da comunidade artística e criativa da Escócia está se reunindo e se preparando para rodar outra engrenagem nos dias finais antes que o povo da Escócia tome a decisão mais importante de suas vidas.”
Mogwai e Frightened Rabbit também falaram de seu apoio à votação da independência e da sua participação na mobilização. Mogwai disse: “Em apenas algumas semanas, teremos a oportunidade única na vida para tomar o nosso lugar no cenário global e mostrar ao mundo do que somos feitos”. Frightened Rabbit acrescentou: “[Nós] Gostaria de pedir a todos que se envolvam, se registrem para votar antes do prazo e venham desfrutar de uma noite brilhante para a Escócia.”
Muitos artistas britânicos se posicionaram contra a independência escocesa. Mick Jagger, o cientista Stephen Hawking, Cliff Richard, Sting, Andrew Lloyd Webber, Judi Dench, Simon Cowell assinaram a carta ‘Let’s Stay Together’ (Vamos continuar juntos). “O que nos une é muito maior do que aquilo que nos divide. Vamos continuar juntos”, é o que propõe.
Na semana passada o ex-vocalista do Talking Heads, David Byrne, que nasceu em Dumbarton (Escócia), falou sobre os perigos de independência, afirmando que ela “pode ser um pouco difícil de lidar”. Ele disse: “Como uma pessoa de fora, o meu senso seria que levantando a questão novamente, a Escócia pode obter um pouco mais de autonomia e auto-controle, mas total independência pode ser um pouco difícil de lidar”.
O show será transmitido ao vivo. Mais informações no link https://www.kiltr.com/referendum/1775316178