Franz Ferdinand fala sobre ‘Tonight’
(Matéria da BBC, por Greg Cochrane)
Franz Ferdinand embarcará numa turnê completa pelo Reino Unido em Março de 2009
Franz Ferdinand falam sobre seu novo álbum Tonight.
O álbum – terceiro da banda – e sucessor do You Could have It So Much Better de 2005 será lançado no dia 26 de janeiro.
Foi produzido por Dan Carey – depois de algumas sessões abortadas com o grupo de produção Xenomania – e parece que o grupo se afastou um pouco do seu som baseado em guitarras.
O baixista Bob Hardy disse: “Temos uma maior paleta de sons, muito mais eletrônicos e atmosféricos.”
‘Diferença essencial’
Hardy continuou: “A diferença essencial é que há muito mais sintetizadores do que guitarras.”
“Isso foi meio que em reação ao segundo álbum que tinha muita guitarra.
“Nós adquirimos muitos sintetizadores e teclados durante as últimas turnês mas nunca tivemos a chance de tocar com eles.
“Ele tem mais ritmo – é muito mais dançante que o segundo álbum.”
O quarteto começou seu trabalho inicialmente com o bem sucedido grupo de produção Xenomania [Brian Higgins] que havia trabalhado anteriormente com Girls Aloud, Sugababes e Pet Shop Boys.
Entretanto, as sessões foram logo encerradas.
Hardy: “A maneira com que a Xenomania trabalha é que ela é como uma banda, eles têm alguém que trabalha nos ritmos, e alguém que trabalha com os teclados, e alguém que trabalha nas melodias.
“E isso é o que fazemos entre nós – não acho que era necessário nos juntarmos a eles para um álbum todo.
“Nós também fizemos algumas coisas com outros produtores. Fizemos uma música com Erol Alkan, trabalhamos um pouco com James Ford, mas estávamos só testando pessoas.”
Eventualmente eles encontraram o obsessivo por dubstep e produtor do Hot Chip e do CSS, Dan Carey.
Tocando ao vivo
Enquanto isso, o quarteto continuou tocando shows esporádicos assim que começaram a gravar demos para o Tonight com o intuito de ajudar a dar forma ao novo material.
“Nós estávamos fazendo coisas em Glasgow como shows estranhos em pubs nos quais nós marcávamos e chamávamos amigos só para tocar algumas músicas e sentir como elas estavam”, diz Hardy.
“Na maneira com que o público reage a uma música você pode ver seus pontos fortes e suas fraquezas – eles se tornam muito mais claros.”
O processo de gravação rapidamente se concluiu entre 2007 e 2008 – mas a peça final do quebra-cabeça foi o título do álbum.
“Nós já sabíamos por muito tempo que queríamos um nome que fosse bem direto e curto.
“Paul comentou que muitas das músicas tinham um clima noturno.”
Além das extensas sessões Hardy admite que ele não voltou a escutar muito o álbum depois de sua conclusão.
“Algumas vezes,” ele diz. “Não obsessivamente – eu não acordo de manhã e o ponho pra tocar. É mais quando estamos nos preparando para tocar ao vivo – não está na lista dos mais tocados do meu iPod.”
Férias essenciais
Tudo isso veio depois que Kapranos e companhia decidiram tirar longas férias depois de terem trabalhado sem parar desde a composição do seu primeiro álbum em 2003.
“Fui para New York ficar com os amigos, passear por lá e fui a shows,” explica Hardy.
“Alex estava trabalhando naquele álbum do Cribs, Nick viajou bastante e Paul estava sendo pai – estávamos todos fazendo coisas bem diferentes.
“Foi essencial que fizéssemos aquilo. Você tem que sair da bolha da banda e viver a vida real ou vai terminar num lugar muito estranho.”
Eles confirmaram os planos de serem atração principal no Festival Benicassim na Espanha em julho desse ano e tocarão na O2 Arena de Londres no dia 26 de fevereiro junto com o The Cure.
Fonte:BBC