15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://franzferdinand.com.br 300 true 0
theme-sticky-logo-alt

Video de Ulysses unreleased, agora revelado

0 Comments

O clipe que vazou na internet em março, já não é mais uma novidade.
O que todo mundo se perguntou na época é de onde apareceu essa ‘outra versão de Ulysses’? Porque nunca foi lançada? O que a banda pretendia com esse clipe meio ‘satânico’?

A maioria dessas perguntas agora tem resposta graças a uma entrevista dada alguns meses antes do lançamento do álbum Tonight, para a The Times! Leiam a tradução das partes da entrevista que falam do vídeo e da música. O link com o texto  e a entrevista completa está logo abaixo.

Foto do Paul que circulava pela net há alguns anos…

Obrigada Aline Silva: @alineb_silva por ter literalmente desenterrado os scans e a entrevista!


The Times
17 de janeiro de 2009
O Franz Ferdinand está dançando uma música nova

Suas guitarras tem conquistado o mundo, mas o Franz Ferdinand está prestes a nos surpreender. Nosso correspondente descobre como.
Craig McLean

Em um estúdio de TV cavernoso em Acton, West London, o vocalista do Franz Ferdinand Alex Kapranos faz brotar penas de sua cabeça.  Como a ação ainda acontece com ele sentado em uma cadeira, técnicos e auxiliares se agitam ao redor. Caules de plantas completam o seu cocar, mas eles são muito longos, então um membro da equipe os corta com tesouras de podar.

À esquerda do cantor está o baterista Paul Thomson. “Parece que estive no Haiti em férias”, diz por causa das marcas tropicais em seu rosto. Atrás, cercado por maquiadores, está sentado Nick McCarthy. O robusto guitarrista poderia ser um soldado totalmente camuflado na selva. O diretor apela para “um pouco de verde militar” a ser misturado com as manchas no seu rosto. O sempre gentil baixista Bob Hardy, entretanto, está ainda sem transformação – ele está sentado lendo o jornal em suas roupas civis (calças sérias, sapatos e camisa). “Isso é o que fazemos antes da batalha”, diz ironicamente. “Colocamos máscaras de beleza”.

É sexta-feira, 26 de setembro e o Franz Ferdinand está filmando o vídeo de Ulysses, o primeiro single de seu próximo álbum Tonight: Franz Ferdinand. É um assunto normalmente minucioso dessa banda recheada de detalhes. Kapranos fala sobre os elementos “narcóticos” da canção, um funk pulsante com rifes de guitarra afiados; sobre como o quarteto de Glasgow queria parecer como se fossem mais ‘ferozes’, sobre a influência do paganismo.

Para o vídeo de Ulysses sua paleta cultural é eclética e precisa. “Deve ser evocativa de imagens satânicas dos Rolling Stones no final dos anos sessenta, em vez do satanismo do heavy metal”, diz Kapranos, antes de fazer uma checagem nos nomes dos filmes psicodélicos de Kenneth Anger.  Uma cabra, que vai sair do peito de Thomson, chega no set. Mas é “da cor errada”, então o Franz Ferdinand tem que pintá-la de preto.

“É sobre a perda de controle e amar perder o controle”, diz Kapranos sobre a canção. “Esse é o tema de Ulysses – ele estava perdido no mar há dez anos e ao invés de chorar sobre isso, ele dizia: ‘Sim!  Eu estou perdido no mar!  Vamos ter uma aventura!’  “Este é o lugar onde se encontra o Franz Ferdinand no alvorecer de 2009.  Estão em uma aventura musical, que eles cozinharam nos últimos 18 meses, com a ajuda do compositor do Girls Aloud, do produtor do Arctic Monkeys, de uma mesa de som vintage e do inovador HQ/estúdio estabelecido por eles em um glorioso mas dilapidado prédio Victoriano da prefeitura em Glasgow.

Los Angeles, terça-feira, 16 de dezembro
Aquele ambicioso vídeo que o Franz Ferdinand estava fazendo em setembro?  Eles acabaram descartando-o.

“Ele simplesmente não estava adequado”, diz Kapranos profundamente. “Não havia muito de nós nele.” Ele explica sua opinião . “Nós todos nos sentimos tão conscientes sobre a identidade visual da banda.  Não  teve colaboração suficiente entre nós e o diretor.  Ele realmente não ouviu o que queríamos.  Isso aconteceu antes, com o vídeo de The Fallen;. Ele não tinha vindo da banda;  lamentamos ter lançado.  Então pensamos, vamos mata-lo desta vez, ele está morto agora.”

Esta decisão terá custado a querida banda (Kapranos se recusa a dar números). Mas para esta banda super focada, não havia alternativa. E, como aconteceu com as breves sessões de gravação com Alkan, Higgins e Ford, o Franz Ferdinand não vê como um erro, mas como parte do processo criativo.

Então esta semana em Los Angeles, após uma série de shows na América do Norte e exibições patrocinadas por estações de rádio (a última, em Los Angeles, foi com Kanye West e The Killers), o Franz Ferdinand se vê forçado a outra gravação do vídeo.  Eles o filmaram no centro de Los Angeles, “uma parte muito nervosa da cidade, um pouco como a Nova York nos anos setenta”, com o duo de produção de filmes que gravou o documentário “making of the álbum” que será lançado junto com o CD.

“Nós conversamos sobre as idéias de filmes que gostamos – a maneira de filmar e tomadas improvisadas de  [John] Cassavetes.  Nós queríamos fazer algo semelhante ao que fizemos com as fotos das capas. Criar uma cena”

Este é o método Franz Ferdinand: a criação de uma cena. Não da maneira do Oasis, causando barulho e sendo mal-humorado. Significa estabelecer uma imagem, uma idéia, um conceito, e trabalhar nisso rigorosamente até o fim. Tudo seria desgastantemente pretensioso se as músicas não fossem tão brilhantes e de pensamento tão para a frente, também.

– Tonight: Franz Ferdinand será lançado dia 29 de janeiro (Domino)

FONTE: The Times e The Knowledge Magazine

Previous Post
E.P. de Covers do Franz terá nova edição em vinil e também em CD
Next Post
Domino Radio, uma rádio que surge para o mundo fora do pop

0 Comments

Leave a Reply