15 49.0138 8.38624 1 0 4000 1 http://franzferdinand.com.br 300 true 0
theme-sticky-logo-alt

Vocalista do Franz Ferdinand, Alex Kapranos: “Nossa banda tem uma personalidade”

0 Comments

TRADUÇÃO: Karen Lima

Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand, fala sobre o quarto álbum, amizade e sua vida agora aos 41. Entrevista por Steffen Rüth

AlexanonlineImageder Paul Kapranos Huntley nasceu em 20 de março de 1972 em South Gloucestershire. Antes da sua carreira musical, ele ensinou inglês e trabalhou como chef. O Franz Ferdinand se formou em Glasgow, na Escócia, e é inserido no genêro Britpop. O primeiro álbum foi lançado em 2004. O novo álbum ‘Right Thoughts, Right Words, Right Action’ será lançado na lojas em 23 de agosto (em alguns páises o lançamento está previsto para 23 de agosto, mas o lançamento oficial será no dia 26). 

Berlin. Alex Kapranos (41) perdeu sua chave, o vocalista do Franz Ferdinand não pode mais voltar ao seu quarto de hotel em Berlin. E também não há ninguém à vista que possa ajudá-lo. Então, o que fazer? “Venha, nós sentamos na escada e conversamos lá”. Também há muito o que falar: depois do quarteto, surgido no meio da Escócia na década passada, ter agitado o rock mundial com canções únicas e dançantes, a banda ultimamente desapareceu de cena.

Eles gostam da vida privada – o guitarrista Nick McCarthy cresceu na Baviera e tem um filho de dois anos, Vito, com sua esposa austríaca, Manuela Gernedel – e de descansar. Mas a tranquilidade chegou ao fim. ‘’Right Thoughts, Right Words, Right Action’’ é o nome do quarto álbum do Franz Ferdinand, e é surpreendente não somente pelos artistas convidados, mas também com um elegante rock dançante.

Alex, você já comparou o último álbum de vocês com “a vida sexual de um adulto”, e o (álbum) antecessor a ele vocês caracterizaram como “o comportamento sexual de um adolescente”. Quem agora pode se divertir com “Right Thoughts, Right Words, Right Action”?

Alex Kapranos (ri): Ah! Meu Deus! Eu falei exatamente isso? Bem.. (pensa). As novas gravações não são exatamente inspiradas em sexo. É um pouco mais voltado para o lado da alma humana. Algumas das canções podem ser um pouco mais profundas intelectualmente do que as que nós fazíamos antes.

Isso tem a ver com o envelhecimento?

Certamente não. Eu tenho a sensação de estar voltando para a ingenuidade que eu tinha quando eu era mais jovem. Pensa-se com 16 anos muito mais sobre as grandes conexões da vida do que depois, com 36.

Isso significa que você se sente como se tivesse novamente 16 aos 41?

Isto é cômico, não é? Eu não sei exatamente. Eu acho que você não precisa ter uma idade específica para sentir determinados sentimentos. Eu nunca penso sobre idade. Eu tenho 41 anos e faço coisas que eu não sei se eu faço porque eu tenho 41 ou apesar de ter 41 anos. E eu estou satisfeito com isso, com quem eu sou e não devo me questionar constantemente sobre isso.

Uma pessoa reservada como você também não gosta de falar sobre as suas músicas, ou?

Ah sim, no entanto, assim é. Deve ser. Eu também não sou um incomunicável ou um excêntrico, sou no máximo contido. Eu gosto muito de letristas como The Sparks. Suas músicas lembram romances ou roteiros, eles não escrevem em primeira pessoa, contudo, elas são boas, vivas e íntimas. Eu acho que é realmente difícil escrever sobre emoções pessoais e sensibilidade, porque você quer sempre se proteger de alguma forma. Como compositor, acho particularmente que devo apreciá-los (os sentimentos), criar personagens para que então possa incutir meus próprios sentimentos.

Muito antes do álbum ficar pronto vocês já tinham feito vários shows, isso não causava muita distração?

Nós queríamos estar seguros de que cada uma das novas músicas soariam boas ao vivo. Portanto, gravamos e tocamos em paralelo. Você tem uma energia muito maior em estúdio quando toca um pouco. O novo álbum soa como quatro pessoas tocando em uma sala. Não é low-fi, mas é muito direto, imediato e denso. Dez músicas, direto ao ponto, pronto.

Você sabe como o Franz Ferdinand soa. É possível então se surpreenderem ainda – a vocês mesmos e as pessoas – com um álbum novo?

Nossa banda tem uma personalidade, uma essência que nós conhecemos e na qual podemos confiar cegamente. Com essa essência nós podemos ser tão espontâneos quanto possível. Right Thoughts soa muito fresco, sem isso ter sido insuportável ou ter nos esgotado completamente.

Foi por causa da pausa?

Também. O mais importante para o sucesso do Franz Ferdinand certamente é a amizade entre nós quatro. Você sabe… Você pode se sentar com qualquer um e conversar a qualquer hora, sobre tudo, sobre realmente tudo. A essência da nossa amizade é muito forte e sólida, e isso não muda em nada mesmo através de casamentos (dos membros do grupo) ou da formação da família entre nós. Esta união se reflete na música. Mas isso era justamente tão elementar, que nós nos afastamos primeiro para depois trabalhar nas novas gravações.

FONTE: WZ-Newsline

Previous Post
Franz Ferdinand anuncia shows no EUA e Canadá com uma novidade
Next Post
Feliz Aniversário Bob!

0 Comments

Leave a Reply