Assista ao clipe de LOVE ILLUMINATION e descubra algumas influências artísticas no vídeo!
O Franz lançou no mês passado um single duplo de divulgação do novo álbum, “Right Thoughts, Right Words, Right Action” (com lançamento para 26/08 no Reino Unido e 27/08 no restante do mundo). O clipe de Right Action foi lançado dia 08/07 e pode ser visto aqui
Hoje a banda divulgou o clipe para a segunda música.
Confira Love Illumination!
O interessante é ver como o Franz continua buscando nas mais diversas expressões artísticas a inspiração para seus videoclipes.
Veja algumas cenas do clipe e compare com os dois vídeos abaixo!
1922 – Triadisches Ballett (Triadic Ballet ou Balé Triádico) balé desenvolvido por Oskar Schlemmer
A ideia do bale foi baseado no princípio da trindade. Tem 3 atos, 3 participantes (2 homens e 1 mulher), 12 danças e 18 figurinos. Cada ato tem uma cor e um humor diferentes.
Estreou em Stuttgart, em 30 de setembro de 1922, com música composta por Paul Hindemith. O balé se tornou a dança artística avant-garde mais amplamente apresentada e, enquanto Schlemmer estava na Bauhaus de 1921 a 1929, o balé saiu em turnê, ajudando a espalhar o espírito Bauhaus.
Oskar Schlemmer percebia o corpo humano como um novo meio artístico. Ele via o balé e pantomimas como sendo livres da bagagem histórica do teatro e da ópera e, portanto, capaz de apresentar suas ideias de geometria coreografada, o homem como dançarino, transformado por seu figurino, se movendo no espaço. Ele via o movimento de fantoches e marionetes como superiores ao do humano, já que isso enfatizava que a média de toda arte é artificial. Este artifício podia ser expresso através de movimentos estilizados e da abstração do corpo humano.
Schlemmer via o mundo moderno sendo guiado por duas correntes principais, o mecanizado (homem como máquina e corpo como mecanismo) e o impulso primordial (as profundezas da urgência criativa). Ele alegava que a geometria coreografada oferecia uma síntese; as origens dionisíacas e emocionais da dança tornam-se rígidas e apolíneas em sua forma final.
*** esse vídeo é uma reconstrução do original, feita por Margarete Hastings en 1970 a partir de esboços, fotografias e documentos originais. Contou com a ajuda da viúva de Oskar Schlemmer e alguns de seus alunos na Bauhaus.
1961 – L’ Usine de Etienne Decroux (ator e mímico francês)
Decroux tinha interesse no estudo da expressão do corpo, onde elaborou junto com Jean-Louis Barrault uma técnica chamada de Mímica Corporal Dramática/Mimo Corpóreo (Mime Corporel).
VÍDEOS DAS INFLUÊNCIAS: Marianna Beheregaray | TRADUÇÔES: Cristina Renó
FONTE: Wikipedia / Projeto Mímicas / Youtube / Vevo